Origem do Dia dos Namorados

Conheça a origem do Dia dos Namorados

Em muitos países o Dia dos Namorados é conhecido como Valentine’s Day (Dia de São Valentino) e é comemorado no dia 14 de fevereiro, data do padroeiro São Valentim. Mas o que isso tem a ver com a origem do Dia dos namorados? Quem foi São Valentim?

Há muitas histórias, mas a mais aceita é que ele era um Bispo durante o Império Romano e que tinha sido proibido de realizar casamentos pelo Imperador Romano Claudius II, pois acreditava-se que os homens solteiros eram mais valentes e corajosos do que os casados e como Roma estava em guerra, Clarudius havia decretado a proibição de casórios naquele período.

Mas o Bispo Valentim desobedeceu essa ordem e continuou a realizar casamentos dos jovens apaixonados. Como resultado foi preso e decapitado em 14 de fevereiro do ano 270. Ainda na prisão, conta-se que ele se apaixonou pela filha do carcereiro para a qual escrevia cartas românticas e assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”

Em várias partes do mundo é uma data comemorativa que celebra a união amorosa entre casais e namorados e além disso é uma data de demonstração de afeição entre amigos, sendo comum a troca de cartões e presentes.

Como a data chegou ao Brasil

A origem aqui no Brasil não foi assim tão romântica. Acredita-se que em 1949, o publicitário João Dória, ao retornar de uma viagem no exterior, teve a ideia de aproveitar a comemoração para poder vender mais presentes, e como junho era um mês de baixo movimento, ele junto a alguns comerciantes, adotaram o dia 12 de junho, que é véspera do dia de Santo Antônio (conhecido santo casamenteiro) como o Dia dos Namorados.

Seja qual for a origem, é uma excelente data para demonstrar seu afeto à pessoa amada…

Compartilhe no WhatsApp